A maior parte dos moluscos bivalves (Amêijoa, Mexilhão e Ostra) produzidos no nosso país, necessitam de ser depurados antes da sua expedição / comercialização.
Com a entrada de Portugal para a Comunidade Europeia, a regulamentação da produção e colocação no mercado dos bivalves vivos tem vindo a ser realizada de acordo com a Directiva Comunitária 91/492/CEE a qual já foi transportada para o Direito Português (Decreto Lei nº112/95 e Decreto Lei nº293/98).
Deste modo, todos os produtores e/ou comerciantes de moluscos bivalves vivos são obrigados a cumprir com as normas estipuladas.
Surgiu assim a necessidade de se desenvolver Unidades para Depuração em pequena e média escala, indo de encontro às exigências da Indústria.
Com este objectivo a firma FERNANDO RIBEIRO LDA em colaboração com o IPIMAR (Dept.º de Aquicultura e Dept.º de Inovação Tecnológica e Valorização dos Produtos da Pesca), procederam a diversos ensaios de depuração num tanque protótipo.
Nas conclusões do Relatório Científico e Técnico, publicado pelo IPIMAR, transcrevemos:
…Julgamos portanto que o equipamento testado tem boas condições para poder ser utilizado como equipamento alternativo a grandes unidades de produção, como equipamento associado à produção, em locais onde esta é escassa, os acessos difíceis ou noutras situações. Provou-se também com os resultados destes ensaios que este equipamento está apto a poder ser homolgado pelas autoridades competentes.
O êxito dos resultados obtidos nesta Unidade de características inovadoras, permitem o fabrico e comercialização dos Tanques de Depuração DEPURMAR®.
Tempo médio de depuração: 24h
A unidade de Depuração é constituida por Tanque Depurmar®3 e um Filtro Biomar®.
Construído em PP c/ 280x140x100cm alt. com 3 circuitos individuais de Depuração.
Por circuito – 16 caixas (no total 48 caixas).
Caixas com fundo e parede reticuladas (para permitir a circulação da água).
As caixas são fabricadas em material plástico não tóxico.